quinta-feira, 5 de setembro de 2019

PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES




Papel da comunicação nas organizações

A matéria-prima da comunicação é a informação. O uso de ambas como instrumento de poder tem sido o grande mal das organizações.   Esse processo tratado como objeto de cobiça é retido por alguns em troca de vantagens ou pelo sentimento de importância que todos sentem necessidade de suprir.

A comunicação interna não é moeda de troca ou instrumento de peso e medida. Ela é elemento de integração e desenvolvimento da empresa. O funcionário tende a sentir-se importante quando a comunicação passa por ele. Quem não gosta de ser informado de algo ou receber um feedback? Engraçado; estamos no séc. XXI e, Elton Maio no início do séc. XX (1930) já escrevia sobre a importância do feedback.

Embora a comunicação exerça um papel de destaque, a falta dela é desculpa para muitas falhas gerenciais ou de processo. Às vezes fala-se que o problema é de comunicação e não é. O problema muitas vezes está na gestão das pessoas, de processos, de fornecedor, e ficam dramáticos e aí dizem que é um problema de comunicação.

A comunicação para se antecipar aos problemas deve fazer parte do processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário