A matéria-prima da comunicação é a informação. O uso de ambas como
instrumento de poder tem sido o grande mal das organizações. Esse processo tratado como objeto de cobiça
é retido por alguns em troca de vantagens ou pelo sentimento de importância que
todos sentem necessidade de suprir.
A comunicação interna não é moeda de troca ou instrumento de peso e
medida. Ela é elemento de integração e desenvolvimento da empresa. O
funcionário tende a sentir-se importante quando a comunicação passa por ele.
Quem não gosta de ser informado de algo ou receber um feedback? Engraçado;
estamos no séc. XXI e, Elton Maio no início do séc. XX (1930) já escrevia sobre
a importância do feedback.
Embora a comunicação exerça um papel de destaque, a falta dela é
desculpa para muitas falhas gerenciais ou de processo. Às vezes fala-se que o
problema é de comunicação e não é. O problema muitas vezes está na gestão das
pessoas, de processos, de fornecedor, e ficam dramáticos e aí dizem que é um
problema de comunicação.
A comunicação para se antecipar aos problemas deve fazer parte do processo.
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