quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

JULGUE MENOS, COMPREENDA MAIS



Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil. Requer um certo esforço e, sobretudo, uma compreensão dos acontecimentos. Se fizermos julgamentos precoces à luz apenas dos fatos aparentes, sem uma análise profunda, corremos o risco de cometer uma grave injustiça.
Procure sempre fazer um exercício de sabedoria. É preciso separar o pecado do pecador. Compreender a extensão do pecado e a intenção do pecador.
Considerando que ninguém é perfeito, o melhor a fazer é usar de mais empatia e menos apatia. Quando somos empáticos fica mais fácil compreender e não julgar. Quando somos apáticos, não nos envolvemos e, portanto, ficamos distantes, sendo que qualquer julgamento serve.

Procure liderar pelo exemplo. Mostre como deve ser feita a liderança moderna. Coloque-se no lugar das pessoas e, influencie-as para tomar as melhores decisões com base nas perspectivas que dispõem.
Ser um líder significa ser capaz de transformar as pessoas, não importando quem sejam. Num ambiente profissional, por exemplo, é possível liderar em todas as direções. Basta que influencie as pessoas para seguir o melhor caminho. Você pode liderar seu superior, seu par e seu subordinado. Pode ser liderado por eles também.

O aprendizado é muito importante para a evolução humana. Devemos buscar aprender mais e mais a fim de nos tornarmos melhores pessoas. Compreender o outro é o primeiro passo rumo a evolução. Procure praticar, ouvindo mais, pedindo ajuda quando precisar e, colocar-se no lugar das pessoas.

Não existe fórmula mágica para o sucesso. É preciso praticar o certo. Fazer o certo é mais doloroso porque temos que enfrentar nossos próprios conceitos e preconceitos. 
Procure se conhecer mais. Isso ajudará a compreender melhor os outros.

Boa sorte!!

Claudio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário