terça-feira, 26 de novembro de 2019

DEFINIÇÃO SINTÉTICA DAS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR



Definição sintética das funções do Administrador

As funções do Administrador estão divididas em três grandes blocos, sendo: Estratégicas, Táticas e Operacionais.

Funções estratégicas:     
- Planejar – pensar antecipadamente o que se deseja alcançar e determinar os meios e recursos para concretizar esse desejo;    
 - Organizar – processo de identificar, dividir e alocar o trabalho;

Funções Táticas:
- Prover recursos humanos – formar uma equipe competente, integrada e motivada, disposta a agir em conjunto;
- Liderar – conduzir um grupo, influenciando seu comportamento, para atingir os objetivos e metas de interesse comum do grupo, de acordo com uma visão de futuro baseado no conjunto coerente de ideias e princípios.

Funções Operacionais:
- Coordenar – cooperar com as demais unidades da organização para que as atividades sejam executadas de forma balanceada, sincronizada e integrada.
- Controlar – assegurar que as atividades da organização as levem em direção aos objetivos.

 



Pelas funções que lhe cabem, imagina-se que o Administrador as exerce de forma ordenada, refletindo com calma sobre seu trabalho, com poucas dispersões e interrupções. Na realidade existe muita variedade, fragmentação e brevidade e tarefas em ritmo desconexo. Em alguns momentos, o volume de trabalho o faz interromper o que está fazendo e dar prioridade a um assunto mais urgente que requer sua atenção naquele momento.

Também podemos subdividir as atribuições em partes menores criando um ciclo de atividades gerenciais, conforme abaixo:

1-Estabelecer objetivos
- Obter informações
- Sintetizar informações
- Planejar
- Decidir

2- Dirigir a consecução dos objetivos
Organizar
Comunicar
 Motivar
Ordenar, orientar e aconselhar

3- Medir resultados
- Medir, avaliar e controlar

As funções acima descritas relacionam-se com o processo de promover o crescimento de vendas e integração da empresa com o ambiente mercadológico ao qual está inserido. A integração com o público interno da empresa é primordial para o atingimento de metas.

Agora que você já sabe quais são suas funções, faça uma revisão e veja onde está colocando mais energia. Conforme distribua seu tempo, acabará provocando uma disfunção que afetará seu desempenho e de seu departamento.

Boa sorte!!

Claudio Marques.

Fonte: Lacombe, Francisco José Masset – Administração: Princípios e tendências / Francisco José Lacombe, Gilberto Luiz Jose Helbron – São Paulo: Saraiva, 2003.


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