MERCADO COMPETITIVO
Qualquer produto possui seu próprio
mercado. Assim, temos o mercado de eletrodomésticos, de carne, de aço, de veículos
etc. O consumo do produto dentro do mercado está ligado a dois fatores
cruciais: a oferta e procura.
A oferta e procura são determinantes para o funcionamento dos mercados. Naturalmente o que determina maior oferta ou demanda é o preço. Embora o preço seja fundamental, há que observar outros fatores que influenciam o consumo. A preferência do consumidor, é um deles.
Dentro de um mercado competitivo as empresas devem
usar todo esforço de marketing e a influência de suas marcas para fidelizar os
consumidores. Nessa competição, as empresa devem usar de diferenciação
estratégica. Ou seja, atacar em diferentes frentes, de modo a surpreender os
concorrentes e alcançar o consumidor. Por
essa via, devem passar a tecnologia do produto, o preço, o serviço agregado, a
marca, o canal de marketing, entre outros.
Num mercado competitivo todos tendem a ganhar,
principalmente o consumidor, que terá maior poder de escolha.
Atenção! Seja qual for o seu produto, jamais
subestime a capacidade crítica do consumidor. Somente ele poderá definir a
longevidade de sua marca ou não.
Boa Sorte!!
Claudio Marques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário