quinta-feira, 10 de outubro de 2019

MERCADO COMPETITIVO



MERCADO COMPETITIVO

Qualquer produto possui seu próprio mercado. Assim, temos o mercado de eletrodomésticos, de carne, de aço, de veículos etc. O consumo do produto dentro do mercado está ligado a dois fatores cruciais: a oferta e procura.
A oferta e procura são determinantes para o funcionamento dos mercados. Naturalmente o que determina maior oferta ou demanda é o preço. Embora o preço seja fundamental, há que observar outros fatores que influenciam o consumo. A preferência do consumidor, é um deles.
Dentro de um mercado competitivo as empresas devem usar todo esforço de marketing e a influência de suas marcas para fidelizar os consumidores. Nessa competição, as empresa devem usar de diferenciação estratégica. Ou seja, atacar em diferentes frentes, de modo a surpreender os concorrentes e alcançar o consumidor.  Por essa via, devem passar a tecnologia do produto, o preço, o serviço agregado, a marca, o canal de marketing, entre outros.
Num mercado competitivo todos tendem a ganhar, principalmente o consumidor, que terá maior poder de escolha.
Atenção! Seja qual for o seu produto, jamais subestime a capacidade crítica do consumidor. Somente ele poderá definir a longevidade de sua marca ou não.

Boa Sorte!!

Claudio Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário