quinta-feira, 24 de outubro de 2019

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO






ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO


O trabalho é o meio pelo qual o homem consegue suprir suas necessidades.

É através dele que a grande obra da criação Divina se torna perceptível. Deus criou o mundo trabalhando. Se observarmos bem veremos que essa criação seguiu um padrão lógico e racional de tal forma que na natureza o ecossistema se desequilibra quando a racionalidade é afetada pela ação do homem.

Dentro de uma empresa o processo é o mesmo. O trabalho deve seguir uma ordem racional, lógica e padronizada. De acordo com esses princípios o resultado tende a ser altamente produtivo e compensador. Não é possível iniciar uma tarefa sem saber qual o resultado que se espera dela, qual o fim que ela proporcionará. Então para determinarmos que alguém faça alguma coisa é necessário antes saber qual o fluxo desse trabalho para que ele possa ser complementado e ao mesmo tempo complementar outro.

Uma maneira simples de definir o rumo que deve tomar uma tarefa é descrevê-la em partes. Cada parte será conhecida como um processo. Cada processo deverá ser acima de tudo, concluído para seguir ao processo seguinte. Essa descrição poderá ser representada graficamente por uma figura conhecida como fluxograma. O fluxograma representa o caminho que percorre uma atividade demonstrando passo a passo cada etapa da atividade integral.

Após realizar a representação gráfica da atividade podemos fazer o mesmo escrevendo simplesmente aquilo que executamos diariamente. Para cumprir essa etapa devemos responder algumas perguntas que servirão de base para descrever toda a atividade.

O QUE FAÇO? – COMO FAÇO? – POR QUE FAÇO? – QUANDO FAÇO?

Seguindo essa metodologia e respondendo essas perguntas, teremos elementos suficientes para montarmos aquilo que chamamos de procedimento operacional.

O procedimento operacional é um instrumento valioso nas empresas porque padroniza as ações impedindo que anomalias ocorram por falta de ordem.

O trabalho racional é desenvolvido de acordo com as premissas – TAREFA – TEMPO – PROCEDIMENTO – PESSOA. Definir claramente a tarefa a ser executada, medir o tempo de execução, descrever a forma como a tarefa deverá ser executada e treinar adequadamente a pessoa que irá realizar.

Veja que há um inter-relacionamento entre os elementos constitutivos.

Agora é só começar e evoluir...

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário